oddspedia


Iniciado no dia três de janeiro e finalizando na primeira quinzena de março, o primeiro ciclo de combate às arboviroses encerrou com números alarmantes no município de Sobral. De acordo com a Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), foram encontrados 972 focos nos imóveis, o que representa um aumento de 260% em relação ao mesmo período de 2021.

No período de dois meses e meio foram visitados 111.739 imóveis na sede e distritos, com um índice de infestação predial de 0,87%. Isso significa que, em média, a cada 100 imóveis, um apresentou foco do mosquito Aedes aegyti. O gerente da UVZ, Rafael Lima, explica que, quando analisados individualmente por região, os dados são ainda mais preocupantes: em alguns distritos esse índice sobe para quase 5%.

Rafael destaca que o primeiro ciclo teve uma cobertura de 97,62% dos imóveis e, nos locais em que foram encontrados focos, estes foram identificados em situações normais do cotidiano, como água acumulada em pratos na pia da cozinha, vasilhames e no manejo incorreto em relação aos depósitos de água. “Apesar do alto índice da zona urbana, o que nos deixa mais preocupados é a situação em distritos como Aprazível, com índice de 2,78%, São Francisco, com 3,88%, Jordão, com 4,32%, e Rafael Arruda, com 4,72%”.

De acordo com o gerente, esses índices são reflexo do armazenamento incorreto de água em tanques, caixas d’água e outros tipos de reservatórios. Em Taperuaba, no intervalo entre a última sexta-feira de fevereiro (25) e a primeira sexta-feira de março (04), foi identificado um aumento de 44% no número de focos positivos.

A tendência é que esse número aumente com o atual quadro do período chuvoso, que intercala a presença de sol forte e chuvas intensas. “Por isso pedimos o apoio da população naquelas ações que sempre orientamos: tire dez minutos do dia para fazer o check-up em sua residência, conferindo os recipientes para ver se não está acumulando água e, em caso de recipientes de armazenamento, mantenha-os bem fechados e as caixas d'água sempre limpas, teladas e cobertas”, finalizou o gerente.

Facebook
YouTube
oddspedia Mapa do site