sharkscope


A Secretaria da Saúde de Sobral, por meio da Vigilância Sanitária, realizou, de 14 a 18 de março, uma série de ações educativas nos estabelecimentos comerciais em alusão à Semana do Consumidor. O objetivo foi conscientizar a população e os comerciantes sobre a importância da atuação dos estabelecimentos dentro da legalidade, observando os parâmetros determinados por lei.

Durante a semana, foram visitados estabelecimentos que comercializam gêneros alimentícios e farmácias. Ao todo, foram visitados 13 comércios em cinco dias, dos quais dois apresentaram irregularidades. De acordo com o gerente da Vigilância Sanitária, Luiz Galdino da Costa Filho, apesar de ser um número baixo, ainda não é o ideal. “Isso demonstra que, mesmo em uma época em que o acesso à informação é facilitado, infelizmente ainda existem locais que não cumprem o protocolo, seja por desatenção ou desconhecimento”, explicou.

Galdino destaca que foram trabalhados dois temas centrais. Para gêneros alimentícios, o enfoque foi sobre a procedência dos produtos de origem animal: “Foram realizadas ações de prevenção e fiscalização em pequenos, médios e grandes comércios atuantes em Sobral”. Já nas farmácias foram averiguados os horários de funcionamento e a presença do profissional farmacêutico durante o horário de atendimento ao público.

O gerente explica que as ações são realizadas rotineiramente durante todo o ano, porém foram intensificadas durante a Semana do Consumidor. “Quisemos aproveitar esse período para chamar a atenção da população para o tema. Porém observamos que serão necessárias mais ações intensivas, tendo em vista o aumento de estabelecimentos farmacêuticos e de gêneros alimentícios”,afirmou.

A Semana do Consumidor é realizada em alusão ao Dia do Consumidor, que é comemorado dia 15 de março. Em 2022, a semana foi do dia 14 a 20 de março e o foco do movimento é a conscientização dos direitos e deveres do consumidor e dos comércios e empresas.

Facebook
YouTube
sharkscope Mapa do site