betarena


A Secretaria da Saúde de Sobral, por meio da Célula de Vigilância em Saúde Ambiental, realizou, na terça-feira (03/09), inspeções em todos os carros pipas que prestam serviço ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).

“Esse procedimento é realizado trimestralmente com emissão de documento de aptidão para cada carro pipa vistoriado, com o objetivo de garantir a qualidade da água que está sendo distribuída para a população sobralense”, disse Gerardo Cristino, secretário da Saúde.

A ação faz parte do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua), que também realiza a coleta de amostras da água para análises físico-química, organolépticas e bacteriológicas para a constatação do padrão de potabilidade, conforme determina a Portaria 2.914/2011, do Ministério da Saúde.

Durante a vistoria é averiguada a conformidade de alguns itens como a inscrição “ÁGUA POTÁVEL”, o nome, endereço e telefone da empresa, que devem constar no exterior do tanque, em tamanho visível.

“Exigimos que exista um acesso ao interior do tanque, dimensionado de forma a permitir a passagem de um homem em qualquer parte do seu compartimento interior, objetivando a sua completa inspeção e higienização”, afirmou Suely Torquato, gerente da Célula de Vigilância em Saúde Ambiental.

Outros itens vistoriados foram:

- Abertura para enchimento dotada de tampa hermeticamente fechada e bocal para saída de água do tanque dotado de vedação que impeça a entrada de insetos, roedores e poeira.
- Sistema de drenagem, destinado ao descarte de água resultante da lavagem e da desinfecção de rotina, dotado de vedação e fechamento.
- Mangueiras, que devem estar íntegras, sem furos ou emendas e guardadas suspensas e dotadas de proteção nas suas extremidades, estando o veículo parado ou em movimento.
- Estado de conservação do tanque, que não poderá apresentar ferrugens, amassados e rachaduras.  

Facebook
YouTube
betarena Mapa do site