brazino777


Em cerimônia virtual, na manhã desta terça-feira (22/02), Sobral recebeu a certificação como município promotor das políticas para a pessoa com deficiência.

Na ocasião, representando o prefeito Ivo Gomes, a secretária dos Direitos Humanos e da Assistência Social (Sedhas), Andrezza Coelho, recebeu da secretária Socorro França (Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos) a certificação simbólica do município.

Segundo Vyna Leite, da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para as Pessoas Idosas e as Pessoas com Deficiência do Estado do Ceará (Copid), os municípios agraciados passaram por oficinas de formação, assessoramento, construção de um diagnóstico, elaboração de um plano de ação e preenchimento de mapa das populações. Também era preciso estar com o conselho municipal da pessoa com deficiência ativo.

Atendendo aos requisitos, o município de Sobral se habilitou a receber o selo Ceará Acessível. Isso significa que o município está comprometido com a causa e que vai se esforçar para garantir a acessibilidade e a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

Durante a cerimônia, a gerente de Articulação da Coordenadoria dos Direitos Humanos da Sedhas, Noraney Alves Lima, apresentou as políticas municipais que o município desenvolve para a pessoa com deficiência. Ela fez, ainda, um resgate histórico do processo de construção da política municipal.

Participaram ainda, por Sobral, o secretário da Educação, Herbert Lima; o coordenador dos Direitos Humanos da Sedhas, Chiquinho Silva; o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Maurício Maceu; Edna Carvalho, da Coordenadoria de Ensino Fundamental (Educação); Eliene Vidal, da Coordenadoria de Educação Inclusiva; o professor Vicente Batista, servidor da Secretaria da Cultura e Turismo (Secult); Willian Rodrigues, do Núcleo da Pessoa com Deficiência (CDH/Sedhas), além de outros servidores municipais, representantes de instituições privadas e da sociedade civil.

Cerimônia de certificação AQUI

Facebook
YouTube
brazino777 Mapa do site