betwarrior.bet

Mais uma vez Sobral recebeu destaque na saúde pública, alcançando uma pontuação exemplar nos indicadores do Programa Previne Brasil. No terceiro quadrimestre de 2023, o município obteve uma pontuação de 9,6, demonstrando um compromisso com a qualidade e com o alcance dos serviços na Atenção Primária à Saúde (APS).

O Programa Previne Brasil, atual modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS), tem como objetivo principal mensurar o alcance dos indicadores de saúde e a oferta de serviços na Atenção Primária. Com isso, proporciona uma visão abrangente do desempenho dos municípios brasileiros na prestação de cuidados de saúde básicos à população.

Para a coordenadora da APS, Larisse Araújo, o sucesso nos indicadores do Programa Previne Brasil não é apenas um motivo de orgulho, mas também exemplo inspirador para outros municípios. “A dedicação demonstrada pela equipe e pela administração municipal em garantir o acesso equitativo e eficaz aos cuidados de saúde merece destaque e reconhecimento. É uma conquista que reflete não apenas números, mas o compromisso com a saúde e com o bem-estar de toda a comunidade”, destacou.

Para se chegar até a nota final, são considerados diversos fatores como proporção de consultas pré-natal realizadas, assim como proporção de exames para sífilis, HIV e atendimento odontológico para gestantes; proporção de mulheres com coleta de citopatológico (Papanicolau), proporção de crianças de um ano de idade vacinadas na APS contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, infecções causadas por haemophilus influenza tipo b e Poliomielite inativada; proporção de pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre e proporção de pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre.

 

Facebook
YouTube
betwarrior.bet Mapa do site