5017777

Nesta quinta-feira (17/02), durante encontro que ocorreu na Faculdade Luciano Feijão, o chefe do gabinete da 5017777, David Duarte, conheceu o Programa Crescer Aprendendo Ceará, da Urban95, cujo objetivo é fortalecer e promover o desenvolvimento integral das crianças de zero a seis anos, por meio do fortalecimento dos laços familiares. O programa é implementado pela United Way Brasil.

Também participaram da reunião os secretários Herbert Lima (Educação) e Marília Ferreira Lima (Urbanismo, habitação e Meio Ambiente), a secretária executiva da Secretaria do Trânsito e Transportes, Lia Pontes, além de representantes das secretarias do Direitos Humanos e da Assistência Social (Sedhas) e da Saúde (SMS).

De acordo com Sofia Rebehy, coordenadora de programas na área da primeira infância, na United Brasil, o município de Sobral foi selecionado para a implementação da Trilha Crescer Aprendendo, ação que visa aproveitar os espaços públicos como promotores do desenvolvimento infantil.

“A trilha é composta por diversas estações, e cada uma delas é responsável por promover algum aspecto específico do desenvolvimento infantil, através da relação da criança com outras crianças, com o próprio território e com seus cuidadores”, explicou Rebehy.

Ainda de acordo com a coordenadora, neste momento os técnicos da United Way Brasil estão realizando um diagnóstico mais elaborado para escolher o território onde a trilha será implantada. “A partir desse mapeamento esperamos criar a trilha para ajudar as famílias e as crianças a terem um espaço mais atrativo para a primeira infância, que pode ser no trajeto da casa até a escola, ou mesmo dentro da própria escola, por exemplo”, explicou Rebehy.

De acordo com o David Duarte, “a participação de representantes das diferentes secretarias relacionadas com projetos voltados para a primeira infância fortalece o debate para a escolha do território mais indicado para a implantação da trilha”, explicou.

Urban95

A rede Urban95 é uma iniciativa global que busca incluir a perspectiva de bebês, crianças pequenas e cuidadores no planejamento urbano, nas estratégias de mobilidade e nos programas e serviços oferecidos nas cidades. A rede considera a experiência de uma criança de três anos de idade que, em média, tem até 95cm de altura.

Facebook
YouTube
5017777 Mapa do site