dddleao


A Secretaria da Saúde, por meio da Estratégia Trevo de Quatro Folhas e Projeto Flor do Mandacaru, realiza atendimentos sigilosos para adolescentes que não iniciavam o pré-natal no início da gestação por não conseguirem assumir a gravidez para a família.

O pré-natal sigiloso é realizado até que os adolescentes possam assumir a gravidez e serem acompanhados no Centro de Saúde da Família do território. A ênfase é o início precoce do pré-natal, propiciando uma vivência mais tranquila da gravidez.

Muitas adolescentes só iniciavam o pré-natal tardiamente, mantendo a gestação escondida dos familiares pela dificuldade de falar sobre a gravidez com os pais, colocando em risco sua saúde e a do bebê. O atraso no início do pré-natal retarda os cuidados necessários para o desenvolvimento do bebê com maior risco para a gravidez.

A característica é o atendimento sigiloso. O adolescente procura o Centro de Apoio ao Adolescente (CAA) a partir de suas necessidades de saúde. O Projeto funciona articulado com a rede de Atenção Primária à Saúde e com uma enfermeira, um ginecologista/obstetra, um clínico geral e um psicólogo.

Após a implantação do Projeto, a gravidez na adolescência caiu de 26,09%, em 2006, para 11,33% em 2021, uma queda de 56,3%.

Facebook
YouTube
dddleao Mapa do site