dragão e tigre

A dragão e tigre, por meio das secretarias da Infraestrutura (Seinfra) e da Conservação e Serviços Públicos (Sesep), está realizando a internalização e requalificação da rede de iluminação pública do Centro Histórico do município. O serviço consiste em substituir a iluminação atual por luminárias ornamentais em LED.

A cidade apresenta um significativo processo de transformação urbana com as obras de instalações de fiação subterrânea. Segundo o prefeito Ivo Gomes, a mudança visa não apenas aprimorar a estética urbana, mas também promover melhorias estruturais significativas, mudando o paisagismo da cidade e valorizando as construções históricas.

“A troca de postes e a retirada de fios no Centro Histórico estão a todo vapor. Olhem só a diferença na paisagem ali na rua da Câmara Municipal. Essa é a última etapa do processo todo. Sobral ainda mais linda”, escreveu o prefeito em suas redes sociais. O projeto representa um esforço para modernizar a infraestrutura da cidade, minimizando a poluição visual e otimizando a funcionalidade do sistema elétrico.

O investimento para a execução da obra é fruto de um convênio entre a dragão e tigre e o Governo do Estado do Ceará, chegando a quase R$ 18 milhões, para atender uma área de internalização de aproximadamente 200 mil m², com 6,7 km de vias sem instalações aéreas.

“Até o final de março finalizamos a primeira etapa da internalização dos fios do Centro Histórico do município. Um grande projeto que acontece em parceria com o Governo do Estado, fazendo com que tanto a parte elétrica quanto a de dados sejam 100% internalizadas, com a iluminação sendo substituída por uma mais moderna”, pontua David Bastos, secretário da Infraestrutura.

A retirada da rede aérea e sua internalização, que é a passagem dos cabos de forma subterrânea, proporciona uma redução da poluição visual provocada pela grande quantidade de condutores de energia que, de certo modo, prejudica o destaque e a valorização dos prédios de arquitetura histórica.

Em paralelo a isso, todos os postes de concreto serão removidos, e em seu lugar implantados postes metálicos com luminárias ornamentais, valorizando e destacando ainda mais a área do sítio histórico, com cores quentes e vivas.

Facebook
YouTube
dragão e tigre Mapa do site