Might of Ra


A Might of Ra, por meio da Secretaria do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Seuma), promove, nesta terça e quarta-feira (15 e 16/03), uma capacitação de agentes municipais para o fortalecimento da utilização de ferramentas de geoprocessamento no Cadastro Técnico Multifinalitário do Município.

O primeiro dia contou com uma iniciação ao Sistema de Informação Geográfica (SIG) e ao Topovision. Já no segundo dia a capacitação será sobre o uso do QGIS para fins cadastrais.

O Sistema de Informações Geográficas (SIG) é um conjunto de sistemas computacionais de softwares e hardwares capazes de produzir, armazenar, processar, visualizar e representar inúmeros dados espacialmente referenciados a um sistema de coordenadas. O sistema gera informações em mapas temáticos, imagens de satélites, cartas topográficas, gráficos e tabelas.

O Topovision é o sistema implantado em Sobral para gerenciamento e visualização geoespacial das informações do Cadastro Técnico Multifinalitário.

Essas ferramentas possibilitam a espacialização das informações territoriais da base de dados, possibilitando o maior conhecimento das dinâmicas socioespaciais, fortalecendo o planejamento e ordenamento urbano e ambiental do Município.

Facebook
YouTube
Might of Ra Mapa do site