todaybet.org

A Secretaria da Educação de Sobral realizou, na noite desta terça-feira (7/12), a solenidade de formatura de 67 concludentes do curso de Especialização em Ensino de Matemática, promovido pela Universidade Federal do Ceará (UFC), no âmbito do programa Cientista Chefe em Educação Básica. 

“Minhas palavras são de agradecimento. Estou feliz e super emocionado por estarmos vivenciando este momento. Mas eu quero agradecer de maneira muito especial a vocês, concludentes, que aceitaram o desafio e se inscreveram nesse curso de pós-graduação”, afirmou o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima.   

Na ocasião, o coordenador do Centro de Excelência em Políticas Educacionais da Universidade Federal do Ceará e Cientista-Chefe em Educação Básica no Estado do Ceará, Jorge Lira, apresentou os resultados da pesquisa “Avaliação do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo no Ensino Fundamental de Matemática”. 

Desenvolvida em colaboração com o Centro de Educação do Insper, a pesquisa foi aplicada aos professores que participaram do curso de especialização para identificar quais as competências e habilidades dominam plenamente. “Sobral parte na frente mais uma vez porque tem uma escola de formação de professores e esses resultados poderão nortear o aprimoramento das formações”, explicou Jorge Lira.

O curso de especialização, que começou em setembro de 2019 e terminou em julho de 2021, abordou o ensino da Matemática, baseado na resolução de problemas e na integração do conhecimento matemático às ciências, tecnologia e inovação. O curso também contou com o apoio da coordenadora de Formação Docente e Educação a Distância da Secretaria Estadual de Educação do Ceará.

O programa Cientista Chefe visa unir o meio acadêmico e a gestão pública para identificar soluções de ciência, tecnologia e inovação que podem ser implantadas para melhorar a política educacional do Ceará. A iniciativa é da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) em parceria com a Secretaria de Educação do Ceará.

O evento contou ainda com a participação do ex-presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Francisco Soares; do diretor-presidente da Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional, Amaury Gomes;  da coordenadora de Formação Docente e Educação a Distância, Wagna Lima; do coordenador do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú, Edvalter Sena; do professor do curso de Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú, Daniel Brandão; o coordenador regional da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas, Fabius Bonnet; a coordenadora de Ensino Fundamental I da Secretaria da Educação de Sobral, Edna Lima; além de amigos e familiares dos homenageados.

Facebook
YouTube
todaybet.org Mapa do site