midnite

A Secretaria da Saúde de Sobral (SMS), por meio do Programa Saúde na Escola (PSE) e em parceria com a Secretaria da Educação de Sobral (SME), realizou, na tarde da última quarta-feira (09/02), a cerimônia de entrega de 67 óculos de grau para estudantes da rede pública. A ação faz parte do eixo de Promoção da Saúde Ocular do PSE.

A gerente do PSE, Larissa Araújo, destaca que, em 2021 foram contemplados 77 estudantes, dos quais 67 compareceram na cerimônia de entrega. “Quem não pôde comparecer, pode se dirigir a sala do PSE que funciona temporariamente na Universidade Federal do Ceará (UFC), na sala oito do campus Mucambinho, e pegar seu óculos”, explicou.

A iniciativa faz parte do eixo de “Promoção da Saúde Ocular e Identificação de Estudantes com Possíveis Sinais de Alterações”, que é realizado anualmente pelo PSE. Larissa explica que a avaliação começou em setembro, quando os estudantes passaram pela primeira triagem. “Na primeira etapa da avaliação, em setembro, os alunos passaram por uma triagem de acuidade visual na própria unidade escolar. Essa triagem detecta problemas com a visão e conseguimos identificar os casos mais graves (alto risco). As crianças que apresentaram alteração de alto risco no exame foram encaminhadas para consulta com um oftalmologista para verificação da necessidade do uso de óculos e do grau necessário”, detalhou a gerente.

Na ocasião da entrega, a vice-prefeita de Sobral, Christianne Coelho, destacou a importância do trabalho integrado dos diversos órgãos do município. “Esse trabalho intersetorial é de extrema importância no município. Hoje, vemos o resultado do trabalho realizado com a Saúde e a Educação, que mostra o zelo que a gestão tem com a criança e adolescente em Sobral. A entrega desses óculos é uma ação de cuidado com nossos estudantes, e que impactará diretamente na qualidade de vida deles”, falou a gestora.

A cerimônia de entrega contou também com a participação do coordenador da Vigilância do Sistema de Saúde, Marcos Aguiar, representando a secretária da Saúde, a coordenadora da Educação Infantil da Secretaria da Educação, Kathleen Arcanjo, e a coordenadora da Atenção Primária, Larisse Araújo.

Facebook
YouTube
midnite Mapa do site